10/01/2013
Antes de tudo, gostaria de deixar claro que todas as novas afirmações apresentas nessa postagem são conclusões e não informações completamente originais relacionadas ao novo game Pokémon X and Y Versions.

     Após ler em uma postagem que o nome do novo jogo pokémon pode ser direcionado aos cromossomos X e Y, referente ao DNA, e perceber que uma cidade do game, a mais abordado no vídeo apresentado, é inspirada em Paris, tais "alternativas" me levaram a pesquisas pelas quais acabei descobrindo:
  • Como amante de mitologia e me ligando completamente no quesito de que uma cidade do jogo é inspirada na Europa, acabei descobrindo uma certa ligação do pokémon lendário Xerneas com Mitologia Nórdica, também do continente europeu.
"A Sybil descreve a enorme árvore que sustenta os nove mundos, Yggdrasil e as três Nornas (...) Na mitologia nórdica, Yggdrasil ou (nórdico antigo: Yggdrasill) é uma árvore colossal (algumas fontes dizem que é um freixo, outras que é um teixo), na mitologia nórdica, que era o eixo do mundo (...) Nas lendas nórdicas, dizia-se que as folhas de Yggdrasil podiam trazer pessoas de volta a vida e apenas um de seus frutos, curaria qualquer doença e até mesmo salvaria a pessoa a beira da morte." (Wikipedia)

     Se o novo lendário de Pokémon X, então estiver, de certa forma, ligado a Mitologia Nórdica, pode-se deduzir com os trechos apresentados acima, que os chifres do lendário Xerneas não são apenas espécies de "galhadas", mas podem possuir uma ligação com Yggdrasil e ser, possivelmente, a "árvore da vida".

  • "Serpe, também conhecida pela muito usada designação inglesa wyvern (ou wivern, derivado da palavra francesa wivre, víbora), é todo réptil alado semelhante a um dragão, mas de dimensões distintas, muito encontrado na heráldica medieval. (...) Geralmente as serpes apresentam apenas duas patas (ao contrário dos dragões ocidentais, que sempre possuem quatro), sendo que no lugar das dianteiras estão suas asas, o que a torna similar a uma ave. (...) Diferentemente dos dragões, é muitas vezes tida mais como um ser desprezível do que como sábio." (Wikipedia)
     Por acaso, como a própria descrição da criatura já narra um réptil com apenas duas patas e um par asas, o lendário Yveltal, seria um Wyvern? Como a descrição da própria criatura mística já conta e como o novo pokémon raro do game Y tem tal aparência  é provável que está alternativa esteja correta. Como o primeiro trecho do Wikipedia já diz, Wyvern é um designação inglesa, então, de certo modo, este seria mais uma aproximação com os mitos europeus!?

  • Então, abordando as duas conclusões acima e criando uma nova dedução sobre essas - se Xerneas fosse uma possível "árvore da vida" e se Yveltal fosse um Wyvern "...muitas vezes tida mais como um ser desprezível do que como sábio...", o que leva a crer que teria uma espécie de relação com a morte, então: Xerneas e Yveltal podem ser opostos. Enquanto Xerneas é a vida, Yveltal é a morte. 
  • Continuando na dedução que boa parte do jogo seja inspirado em localidades e mitologias europeias, descobri algo ainda maior. No vídeo apresentado que foi usado para a revelação da nova geração pokémon, no game aparece um deserto e bem ao longe uma espécie de laboratório em uma coloração alva.

     Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (em francês: Organisation Européenne pour la Recherche Nucléaire). É o maior laboratório de física de partículas do mundo, localizado na região noroeste de Genebra, na fronteira Franco-Suíça. No entanto, o que me impressiona mais é como a metade do circulo branco da imagem acima tem um aparência inspirada num certo ponto da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear. Confira:

Organisation Européenne pour la Recherche Nucléaire
     Mesmo possuindo o pilar que sustenta o cilindro na imagem do jogo, se fosse tirado teria completamente  o mesmo formato e cortado no mesmo angulo. E também existe um ponto a ser declarado: ao construir-se um centro de pesquisas que abordaria algo nuclear, nada mais certo do que ser criado num deserto, já que, caso um acidente ocorra, não haveriam tantos estragos e os efeitos seriam colocados sob um solo já apodrecido. Então, o "laboratório" na foto do Pokémon X and Y seria uma Centro para Pesquisas Nucleares?

Provavelmente mais postagens com tais conclusões sejam criadas
antes do  lançamento dos novos jogos. 
5 comentários:
bruno-san disse...

nossa cara, otimo post. adorei a parte dos lendarios, tipo ... muito EPICO !!!

Hiago disse...

Caraca, essa foi a melhor "especuliação" sobre os novos lendários que eu já li... Tenho certeza que eles serão mais ou menos o que você disse, tendo por si, a base da Vida e da Morte (algo que combina com cada um deles)... Então dessa vez lidaremos com o lado oposto da vida/morte. O:

Muito foda essa matéria, PARABÉNS! Te aplaudo de pé Mattheus! *-* :N

Adhonias Moura disse...

Na verdade Xerneas é o cervo da mitologia nórdica e Yveltal é o Hraesvelgr (se pronuncia como algo /rasvelg/ que é uma águia da mitologia nordica.)

" Na mitologia nórdica, Hræsvelgr é um gigante que pode se transformar em águia. De acordo com a estrofe 37 do poema Vafþrúðnismál de Edda em verso, ele senta-se ao fim do mundo (no canto ao norte dos céus) e faz os ventos soprarem quando ele bate suas asas em vôo. Isto é repetido por Snorri na seção Gylfaginning de sua Edda em prosa. " (wikipedia)

Mattheus Oliveira disse...

Mesmo sabendo que essas são minhas conclusões e por isso não se encaixaria um "na verdade" como comentário, tudo bem.
Fico feliz que fosse pense assim, mas até o ponto que sei não existem provas concretas no que os lendários sejam inspirados!
Como você mesmo disse: "...da mitologia nórdica", uma mitologia europeia, e o que eu queria mostrar nessa postagem é como o jogo tem variadas colocações meio inspiradas no continente europeu.
De qualquer forma: obrigado por comentar.

Anônimo disse...

Talvez esse tal laboratorio esteja relacionado com um centro de pesquisas genéticas!!